6585 500x332 - Aplicativos garantem a segurança e controle sobre o tempo de uso das crianças no celular

É notório que o uso de novas tecnologias provoca saltos de qualidade de vida nas sociedades nas quais são inseridas. Podemos tomar como exemplo, a distribuição de água encanada e a coleta de esgoto. A qualidade de vida dos moradores das regiões bem atendidas por digamos, estas tecnologias, reduz a incidência de doenças relacionadas a falta destes serviços. Também podemos tomar como exemplo, o aumento da expectativa de vida das pessoas em virtude do avanço tecnológico da medicina, com exames avançados e medicamentos de alto grau de cura. Contudo, a tecnologia também possui os seus efeitos colaterais quando usada em excesso.

Neste artigo discutiremos sobre smartphones largamente utilizados por crianças e adolescentes. Não pretendo entrar na esfera pedagógica, médica, psicológica ou legal do uso indiscriminado destes dispositivos, mas especificamente sobre aspectos técnicos de como os pais podem obter controle sobre o tempo de uso,  quais aplicativos são utilizados por seus filhos e filhas, e também sobre adultos que desejam monitorar o seu próprio comportamento em relação ao uso de smartphones.

Aplicativos para controle

Os pais de crianças e adolescentes tem a possibilidade de controlar remotamente os smartphones dos seus filhos e filhas com a instalação do app Family Link para Android e App Guardian para IOS.

O app deve ser instalado no smartphone que será monitorado e no smartphone que será o controlador. O processo de configuração é de fácil compreensão e bem fácil de usar. Os pais podem controlar o tempo de uso, definir horário para acesso, dias da semana e quais aplicativos poderão ser instalados. Uma configuração com 01 hora de uso disponível entre 09:00h e 20:00h de segunda a sexta-feira, permitirá que o seu filho ou filha utilize 01 hora dentro deste intervalo de tempo. Os pais podem fazer qualquer ajuste em qualquer local e hora sem precisar acessar o smartphone dos filhos, tudo é feito do próprio celular dos pais.

Os adultos também podem monitorar o seu próprio uso de smartphone com a instalação de apps. Dentre os vários apps disponíveis na loja do Google, destaco o app Antisocial. Neste aplicativo, o usuário poderá visualizar gráficos com o seu tempo de uso em comparação a outros usuários, além de outras funções como quais aplicativos são os mais utilizados, entre outros.

A internet, os computadores e smartphones revolucionaram a forma como os seres humanos se comunicam? Com certeza, mas todos nós sabemos que tudo o que é usado em excesso pode causar danos para a saúde física e mental e prejudicando diversos processos de aprendizagem tão cruciais na infância e adolescência.

Então, vamos lá! Experimente instalar os aplicativos em seu smartphone:

IOS (App Guardian): https://apple.co/2Jmu7AR

Android (Family Link): https://bit.ly/2qoI0Ud

Android (Antisocial): https://bit.ly/2E8mF8R

Para saber mais sobre o tema com foco em educação, indico a leitura do artigo escrito pela Dra. Monica Fantin em parceria com o Dr. Pier Cesare Rivoltella: https://bit.ly/2VJ6eKc

Escrito por:

Foto 247x350 - Aplicativos garantem a segurança e controle sobre o tempo de uso das crianças no celular

Wagner Rodolfo de Siqueira

Diretor da Dualsys Soluções em TI