windows lento - Como posso saber que a correção da falha do processador vai deixar meu computador lento?

A Intel, que é a empresa mais envolvida no desenvolvimento das falhas Spectre e o Meltdown, causadas por um problema nos processadores produzidos na última década, comentou que PCs perderiam até 30% de desempenho com as mudanças de segurança. Já a Microsoft revelou mais detalhes sobre o impacto no desempenho nos computadores com Windows.

Os usuários com computadores Windows 10 praticamente não sentirão qualquer diferença significante. Enquanto isso, uma queda na performance será sentida de maneira mais abrupta por usuários que ainda rodam PCs com Windows 7 ou Windows 8.

Ainda segundo a Microsoft, os processadores Intel Haswell e anteriores serão os mais impactados pelas atualizações de segurança. Por outro lado, processadores Skylake, Kaby Lake e mais novos terão uma queda mínima, dificilmente sendo percebidas por usuários — a Microsoft diz que é uma queda mínima com porcentagem de 1 dígito.

Se você tem um computador com Windows 7 ou 8, e processador Haswell ou mais antigo, o desempenho será bem afetado e você sentirá alguma lentidão. Vale notar que sim: é importante que você atualize o patch para manter a integridade do seu equipamento.

“Manter os equipamentos atualizados, com softwares originais e utilizar antivírus confiáveis são as principais práticas para evitar a infecção por vírus e proteger os dados dos usuários. Além disso, tome muito cuidado com anexos recebidos por e-mails de qualquer origem e com uso de pen drives de outras pessoas que podem estar infectados”, destaca o diretor da Dualsys, Wagner Rodolfo Siqueira.

É importante ressaltar que as atualizações de segurança não corrigem 100% a vulnerabilidade Meltdown, que também é a mais fácil de ser explorada, é apenas uma camada extra de segurança.

A Spectre, por nascer de um defeito de design dos chips, também não tem como ser 100% corrigida via software. Para isso, será necessário esperar toda uma nova linha de processadores ser desenvolvida.

Leia também:
Falha em processadores é a nova ameaça a computadores de todo o mundo