ransomware  scarab - Cuidado: um novo ransomware chamado Scarab está se espalhando pelo mundo

Uma nova versão de ransomware conhecida como Scarab, está se espalhando pelo mundo e colocando em perigo os dados de milhões de usuários. Até o momento mais de 12,5 milhões de contas já foram atingidas — o número pode aumentar, pois o vírus foi disparado pela Necurs, que é a maior botnet do mundo.

O Scarab, que foi identificado pela primeira vez em junho deste ano é tão perigoso quanto o WannaCry, além de ter o mesmo objetivo, exigir dinheiro das vítimas pelo resgate de seus arquivos. A disseminação está feita por meio de e-mails que fazem referências aos personagens de Game Of Thrones Jon Snow e Samwell.
Ao contrário do WannaCry que exigia o pagamento de U$S 300 em bitcoin após infectar o computador e criptografar todos os arquivos da vítima, o Scarab mostra uma mensagem, dizendo que o preço do resgate dos arquivos pode ser mais barato dependendo do quão rápido for pago.

scarab 1 - Cuidado: um novo ransomware chamado Scarab está se espalhando pelo mundo

Atualmente o maior envio do Scarab está sendo para o Reino Unido, Austrália, França e Alemanha, mas assim como o WanaCry, é questão de tempo para esse ransomware se espalhar pelo mundo inteiro, por isso fique sempre atento com os e-mails que recebe, nunca abra nenhum link suspeito e muito menos baixe arquivos que você não tenha solicitado, pois os ramsomwares de um modo geral, não são detectados pelas ferramentas de antivírus e a única solução garantida em casos de infecção é restaurar os arquivos infectados do backup.

Para conferir mais dicas sobre como evitar o contágio deste e de outros ransonwares, confira as dicas que estão nos posts sobre Como evitar ciberataques em sua empresa e sobre como reconhecer e se proteger de e-mails falsos.