Pode parecer simples, mas essa é uma dúvida que atormenta muitas pessoas. Escolher o equipamento certo para se proteger de incidentes relacionados à energia elétrica pe muito importante.

Aqui, vamos tentar ajudá-los a entender cada um deles e em que circunstâncias seu uso é mais adequado. Vamos lá:

O estabilizador é o equipamento utilizado, normalmente, para ligar computadores desktops e seus periféricos, como impressoras, monitores, alguns modelos de caixas de som etc. A função deste dispositivo, como o próprio nome sugere, é estabilizar a tensão elétrica de entrada, de forma que a saída forneça sempre a mesma tensão. Pelo fato dos equipamentos de informática terem componentes eletrônicos muito sensíveis, o uso de um aparelho destes é indispensável. Uma boa dica é comprar um modelo cuja potência seja cerca de 30% maior do que a soma das potências dos aparelhos que serão conectados nele.

Já o nobreak tem a função de fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia proveniente da rede elétrica. Isto é possível graças a utilização de baterias internas, que possuem uma “reserva” de energia que varia de acordo com a configuração do nobreak. Dessa forma, o usuário pode salvar seu trabalho e desligar o computador de forma segura, sem colocar em risco seu trabalho e os componentes eletrônicos internos dos dispositivos.

Assim como no caso do estabilizador, para saber qual o nobreak ideal é importante calcular a potência dos equipamentos que serão ligados a ele e adicionar uma margem de 30% a mais para contemplar eventuais aparelhos adicionais que sejam usados.

Outra consideração importante a fazer é considerar o tempo de autonomia necessário para você em caso de queda de energia. Cada modelo possui uma autonomia diferente, então é aconselhável verificar por quanto tempo é possível trabalhar sem luz elétrica no local.

Também é importante salientar que existem dois tipos de nobreaks: online e offline.

O modelo online faz o chaveamento para o uso da bateria no momento em que a energia é cortada. Já o offline demora uma fração de segundo para ativar a bateria.

Marcas

nobreak manager sms - Estabilizador ou Nobreak? Qual devo utilizar para proteger meus equipamentos?Escolha uma marca de confiança! Nós indicamos a SMS, que possui em seu portfólio mais de 200 itens entre nobreaks e estabilizadores, e oferece soluções para garantir alta disponibilidade e a maior eficiência de energia para aplicações industriais, datacenters, hospitais, laboratórios, empresas de pequeno e médio porte e residenciais. Caso ainda tenha restado alguma dúvida, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudá-lo a tomar as decisões corretas.