vulnerabilidade processadores intel - Falha em processadores é a nova ameaça a computadores de todo o mundo

2018 mal começou e mais notícias sobre riscos e vulnerabilidades de equipamentos que expõem os dados de usuários de computadores de todo o mundo já começaram a dominar o noticiário. No dia 3 de janeiro, foi amplamente divulgado que, processadores da Intel da última década são passíveis de uma falha de segurança que coloca dados do usuário em risco.

A falha incide diretamente na relação do processador com o kernel, o núcleo do sistema, por isso, pode atingir os principais sistemas operacionais, como Linux, Windows 10 e macOS.

Visando à correção da falha de segurança grave em processadores, rapidamente, a Microsoft lançou uma atualização que protege os computadores contra vulnerabilidades conhecidas como Meltdown e Spectre. O update de número KB4056892 está disponível para os usuários de Windows 10 e também deve ser lançado para o Windows 7 e 8 nos próximos dias.

A má notícia é que esta solução pode comprometer a performance dos chips, com perda de até 30% do desempenho, segundo a Intel. Já a Microsoft divulgou que os usuários com computadores Windows 10 praticamente não sentirão qualquer diferença significante. Já os usuários que ainda rodam PCs com Windows 7 ou Windows 8 sentirão uma queda na performance mais abrupta.

Se a queda de desempenho gera divergências a necessidade de manter os computadores atualizados e de se fazer a atualização de correção é uma unanimidade entre os especialistas de segurança da informação, pois os riscos são muito altos.

“Esta brecha pode permitir a execução de um malware qualquer no PC. O vírus usaria a brecha presente na CPU da Intel para requisitar a leitura de blocos de memória em que o kernel está ativo naquele instante. Isso poderia permitir que a praga virtual interceptasse uma senha, lesse o conteúdo de uma mensagem ou visualizasse arquivos que você mantém abertos em determinado instante”, explica o diretor da Dualsys, Wagner Rodolfo Siqueira.

Leia também:

Como posso saber que a correção da falha do processador vai deixar meu computador lento?