golpe promete camisa oficial da selecao brasileira 1024x682 - Hackers usam empolgação da copa do mundo para dar golpes

A técnica de oferecer prêmios falsos ainda está fazendo vítimas. Fique atento e aprenda a se proteger

A Kaspersky Lab, empresa de antivírus, identificou um novo golpe, que começou a circular nos últimos dias aproveitando-se da empolgação das pessoas com a proximidade da Copa do Mundo.

O golpe promete uma camisa oficial da seleção brasileira de futebol de brinde e para ganhar o “prêmio”, o usuário só precisa compartilhar o texto e o link da mensagem com até 30 amigos.

A mensagem chega às vítimas através de um amigo que caiu no golpe, por notificações maliciosas que surgem no navegador (desktop ou mobile) ou por meio de grupos que os usuários do Whatsapp. Caso a pessoa clique no link do texto, será redirecionado para uma página hospedada na Rússia – país sede da Copa do Mundo deste ano e dependendo do sistema operacional do smartphone, ocorre uma sequência de eventos.

No iOS, por exemplo, a pessoa é redirecionada diversas vezes, e então lhe será oferecido para instalar aplicativos legítimos, os quais participam de esquemas pay-per-install – isto é, métodos que os cibercriminosos usam para ganhar dinheiro por cada instalação. Se o usuário estiver utilizando Android, a instalação do aplicativo malicioso será oferecida imediatamente e uma página falsa afirma que o dispositivo está infectado e, portanto, é preciso baixar e instalar o programa.

Infelizmente os ciberataques têm sido frequentes e sua ameaça e agressividade só aumentam a cada novo golpe. Confira algumas dicas da Dualsys que podem ser aplicadas no dia a dia como medidas iniciais de prevenção e segurança:

    1. Use apenas sistemas originais e mantenha as atualizações automáticas ativadas para garantir que as atualizações de segurança sejam feitas;
    2. Tenha um antivírus confiável e mantenha-o com todas as funções ativadas;
    3. Mantenha o backup dos dados em dia, o mais indicado é que seja feito salvo em uma nuvem;
    4. Desconfie de tudo. Qualquer conteúdo enviado eletronicamente, mesmo por amigos, pode conter vírus ou programas maliciosos. Nunca abra anexos de e-mails de endereços desconhecidos e nem clique em links de e-mails ou mensagens que prometem prêmios, vagas de emprego ou qualquer outra gratificação sem se certificar da origem e fidelidade das informações;
    5. Conte com suporte especializado. Se você perceber mudanças em extensões de arquivos, lentidão ou outras situações de anomalia, acione imediatamente uma empresa de TI com experiência em segurança da informação;
    6. Hora de desligar. Se perceber qualquer processo estranho no dispositivo, desligue-o imediatamente da internet ou da rede, para minimizar os danos que um ataque por vírus pode provocar.