capa - Tentativa de fraude referente à conta de consumo

Os crimes virtuais têm ocorrido com mais frequência, já que o criminoso não precisa apontar uma arma para a vítima para ter sucesso em sua empreitada.

O meliante pode agir de qualquer lugar desde que disponha de uma conexão com a internet e sinal de celular. O seu “escritório” pode ser sua própria casa ou um local público.

Vou relatar a tentativa de golpe da qual fui vítima: recebi dois e-mails em datas diferentes em uma conta secundária com a informação que eu estava em débito com a operadora NET.

As supostas segundas vias para pagamento continham o meu nome completo e o meu número de CPF. Acessei o site da operadora e verifiquei que estou com todos os meus pagamentos em dia.

Além disso, o e-mail cadastrado na operadora é a minha conta de e-mail principal.  A supostas segundas vias contém o número do código de barras para pagamento e o número é válido e está em favor de uma organização chamada Mercadopago.com Representações Ltda.

Os criminosos usaram o número do boleto da Caixa Econômica Federal na primeira tentativa, e do Bradesco na segunda tentativa.

Primeira tentativa

Os três primeiros dígitos (104), identificam a Caixa Econômica Federal, já os demais dígitos são do favorecido do boleto.

 

im1 - Tentativa de fraude referente à conta de consumo

Segunda tentativa

Os três primeiros dígitos (237), identificam o Banco Bradesco e os demais dígitos são do favorecido do boleto.

 

im2 - Tentativa de fraude referente à conta de consumo

Simulação do pagamento da fatura

Realizei a simulação do pagamento da fatura e a numeração é válida em nome de Mercado.Pago Representações Ltda.

 

im3 - Tentativa de fraude referente à conta de consumo

Como os criminosos conseguiram obter o meu nome completo, meu CPF e um e-mail válido? Provavelmente essa informação foi roubada de algum portal de compras online.

As medidas de segurança adotadas pelas empresas e organizações que coletam dados das pessoas precisam rever seus mecanismos de proteção.

Deixo aqui algumas dicas sobre como evitar cair no golpe:

Tenha calma

Pense primeiro em como irá validar a informação. Não realize o pagamento ou ligue para qualquer número de telefone informado na tal fatura. Ligue para a operadora e tenha certeza de que está ligando para o número correto.  Peça para a operadora um relatório sobre a regularidade dos seus pagamentos nos últimos 12 meses.

Bloqueie o remetente

Os grandes provedores de e-mail permitem que o usuário bloqueie o remetente e notifique que aquela mensagem é uma tentativa de golpe. Os provedores tomarão medidas de segurança para identificar a origem da mensagem e tomar medidas técnicas de proteção.

Alteração de senhas

Substitua as suas senhas de e-mail, sites de compras e redes sociais. Utilize senha com complexidade e preferencialmente com autenticação de dois fatores.

Por fim, a Lei Geral de Proteção Dados, que entrará em vigor em 14 de agosto de 2020, dará mais poder às pessoas para controlarem o acesso aos seus dados pessoais e aplicar sanções administrativas e multas para as empresas que permitirem o vazamento de dados pessoais.

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Foto - Tentativa de fraude referente à conta de consumo

Wagner Rodolfo de Siqueira

Diretor da Dualsys Soluções em TI