Blog 500x291 - É vantagem terceirizar a TI da sua empresa?

Já é uma realidade, não vivemos sem a tecnologia estar presente em nosso dia a dia. Qualquer instabilidade no parque tecnológico das empresas, seja nos computadores ou servidores, gera uma série de problemas em todos os setores, por isso estamos cada vez mais, buscando caminhos para melhorar o controle, a produtividade e os processos de TI.

As empresas de grande porte possuem uma equipe interna de TI, mas e as pequenas e médias empresas? É realmente interessante ter uma equipe? Sempre há esta dúvida. Ter uma equipe interna de TI ou terceirizar este serviço? Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as vantagens da terceirização. Veja a seguir:

  • Profissionais especializados e preparados 

As empresas de TI, geralmente, possuem profissionais de diversos níveis de conhecimento. Investem em treinamentos e certificações dos seus profissionais preparando-os para atender desde os problemas mais simples aos mais complexos e atípicos que possam surgir.

Como atendem clientes em vários segmentos, sempre estão envolvidos com problemas de diversos tipos, além de estarem sempre próximos a grandes fabricantes, como Microsoft, Trend Micro, Kaspersky, DELL, HP, etc. Dessa forma, o contratante possui um profissional qualificado e ganha velocidade em solução de problemas.

  • Encargos trabalhistas x fatura

Na maioria das vezes, um profissional de TI contratado pela própria empresa tem um custo total maior em detrimento do valor da terceirização de serviços. Além dos encargos trabalhistas, há custos adicionais com cursos e certificações para manter o profissional atualizado, e se, por qualquer motivo, houver o desligamento do funcionário, a empresa terá um prejuízo em relação ao conhecimento, valor investido e a contratação de um novo profissional.

Isso não acontece com a terceirização, pois o conhecimento das particularidades da empresa e seus profissionais qualificados são de responsabilidade da empresa terceira.

  • Controle e Melhora dos Serviços 

Diferentemente de muitos profissionais contratados, as empresas terceiras de TI dispõem de procedimentos de controles e relatórios de desempenho dos serviços executados, bem como monitoramentos de servidores e equipamentos. Todos os processos são executados sempre de forma preventiva, a fim de evitar possíveis paradas. Já com uma equipe interna, isso geralmente não acontece, pois em geral, a equipe interna trabalha de modo corretivo, ou seja, “apagando incêndios”.

  • Qualidade melhorada

Quando uma organização contrata uma empresa terceira para gerenciar seu setor de TI, espera-se que a mesma atenda suas necessidades tecnológicas com qualidade e por um preço justo.

Por outro lado, a empresa terceira que aceita gerenciar um setor de TI, visa um cliente satisfeito e uma parceria duradoura, portanto trabalha arduamente para entregar sempre a melhor qualidade em serviços que atenda as necessidades de infraestrutura, equipamentos, servidores, manutenção de software, entre outros.

  • Mais tempo livre para os negócios 

A tecnologia não deve ser uma fonte de preocupação para os administradores de uma empresa, é fundamental que os diretores dediquem seu tempo ao planejamento e crescimento do seu negócio. Contando com uma equipe especializada no setor de TI, é possível economizar tempo para se dedicar mais aos negócios, fazendo com que a tecnologia não seja um foco de problema na empresa, e sim um meio de crescimento e realizações.

Em muitos casos, a presença de um profissional de TI na empresa se faz necessária, mas na maioria das pequenas e médias empresas, a terceirização do setor é muito mais interessante e vantajosa do que a contratação de um profissional da área. Em casos excepcionais, o modelo híbrido passa a ser interessante para a melhor gestão da empresa, ou seja, o profissional de TI da empresa trabalhando em conjunto com a empresa terceira.

Esperamos que esse artigo possa ajudá-lo a decidir qual a melhor forma de trabalhar com uma equipe de TI em sua empresa. Caso precise de ajuda, temos um time que poderá auxiliá-lo!

Escrito por:

Helder 279x350 - É vantagem terceirizar a TI da sua empresa?

Helder A. de Paula

Diretor da Dualsys Soluções em TI